6 de nov. de 2011

Além de Gaúchos, Brasileiros!

Coplas de Um Gaúcho Brasileiro.

Angêlo Franco



Esta parada que eu carrego no meu jeito
Vem do meu peito embriagado de ideal
Eu sou de um povo que se fez a ferro e fogo
Guardando posto no Brasil meridional.

Os olhos firmes não retratam amarguras,
Pois as agruras não são mais que provações
Se rio pouco quando rio, sou sincero
Sei o que quero não nasci pras ilusões.

A cada dia que o Brasil fica mais velho
Eu me revelo mais gaúcho e brasileiro
Pena que os olhos do país às vezes turvam
E nos enxergam muito mais como estrangeiros.


É bem verdade que não somos agregados
Aos que parados choram pranto de miséria
Sangue latino, coração de terra bruta
A nossa luta é por trabalho e gente séria.

Nossas verdades têm razões nacionalistas
Como ativistas da cultura regional
Já não pregamos nenhuma separação
Revolução é dar a mão ao seu igual

Por isso eu digo pra cada brasileiro
Somos gaúchos com orgulho da nação
Apenas peço não esqueçam do Rio Grande
Que ainda temos o Brasil no coração











 -  Quem nasce no Rio Grande do Sul, é Rio Grandense, quem se diz gaúcho é porque, ama e cultiva a tradição mais bela do mundo que é o Tradicionalismo Gaúcho. -
A nossa tradição graças a Deus, está ganhando os mapas, do Brasil e do mundo, mas por que que aqui no sul do Brasil, onde nós deviamos valorizar e praticar ao máximo a tradição gaucha, não temos o apoio necessário, para fazer um rodeio de fundamento, um festival de lei??


Nossos governantes liberam milhões e milhões para fazer uma festa de carnaval de apenas 1 semana, mas não nos da o apoio que precisamos para fazer os rodeios acontecerem o ano todo. Os CTG's estão desistindo de fazer a parte mais importante e bonita do rodeio, que são as provas artisticas e os festivais nativistas, porque não tem dinheiro. Que fique claro que o tiro de laço nos rodeios, se paga por si, pelo preço das incriçoes.


Nos dias de hoje, para se fazer, provas de invernadas artisticas e um festival nativista, custa cerca de R$ 200 mil reais, parece muito mas não é, no ano de 2010 a prefeitura de Balneário Camboriu pagou 170 mil reais, para o show de uma noite de Zezé di Camargo e Luciano, 50 mil para o show do Nx0 e porque nós da cultura gaúcha não temos direito a esse dinheiro que o governo federal destina a CULTURA ?
Me perdoem, mas essa é minha opinião, isso é uma falta de respeito com a nossa cultura, nós temos nossos direitos... parem pra pensar apenas um minuto:




  • Carnaval: Uma festa de alegria, todo mundo se diverte, enche a cara de cerveja, bate o carro e matam familias inteiras! Sem Falar nas Drogas!
  • Micaretas: Uma falta de respeito total, onde as pessoas não respeitam seus corpos, nem famílias que lá estão!!
O Tradicionalismo Gaúcho, é uma cultura familiar, onde crianças participam também, onde familias vão juntas participar de um rodeio! 


Não estou desprezando as outras culturas, estou apenas destacando a cultura que eu defendo e me orgulho... Além do mais quantas vezes nós gaúchos fomos desrespeitados pelas vevstes que usamos, pelo nosso jeito de falar, pelos nossos hábitos?? Nós queremos muito mais que um apoio do governo, queremos também o respeito que merecemos, a revolução farroupilha foi por nossos ideais, somos um povo aguerrido e bravo!!


Governo Brasileiro, somos gaúchos, merecemos o respeito que nos é de honra e também o que nos é digno. Dinheiro publico destinado a cultura é para a cultura!


 Assista:


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário