8 de ago. de 2011

Terceirização dos Rodeios



Quem nunca leu um convite de rodeio que dizia assim: “Venham todos prestigiar o 20º Rodeio Crioulo do CTG....” , está em praticamente todo  convite de rodeio.
A sigla CTG, significa Centro da Tradição Gaucha, o objetivo do rodeio crioulo é disseminar a tradição gaucha pra todo Brasil ver o que realmente é uma tradição. Mas nos últimos anos tenho percebido, e está bem visível, que os rodeios principalmente de Santa Catarina estão perdendo o verdadeiro “sentido da coisa”, os rodeios estão virando literalmente um grande centro de comércio, onde não se presa os verdadeiros tradicionalistas, mas sim aquele que tem mais dinheiro, aquele que tem mais posse no rodeio.
Desde que me conheço por gente, os nossos rodeios, uniam amigos não importando a classe social, a cor, o credo, todos ficavam juntos, num parque de rodeio, em uma barraca, ônibus caminhão, passando frio, chuva, vento, mas estávamos lá, fazendo festa e todo unidos, ninguém deixava ninguém na mão.
Hoje em dia é quase impossível de se fazer isso, porque você não pode levar sua cerveja, seu refrigerante, pra consumir no seu acampamento, você é obrigado a pagar os olhos da cara numa bebida, os ingressos de baile antigamente eram sim bem acessíveis, pra todo o pessoal ir, hoje em dia o preço aumentou e não para de aumentar...
E as carteirinhas de CTG, pra que elas servem? Pelo que eu saiba, elas servem para identificar que você é de uma entidade tradicionalista, e não ser necessário o pagamento da entrada, a carteirinha pouco importa hoje em dia, você tem que pagar tendo ou não a carteirinha, o rodeio deveria ser acessível a nós tradicionalistas, mas do jeito que está, aonde que vamos parar, se estão contratando duplas sertanejas para fazer show, montando arenas de tourada, o que é isso?
Aos patrões de CTG, eu peço encarecidamente, que pensem bem no que é tradição gaúcha, antes de encher os bolsos de dinheiro, não vendam nossos rodeios pra modernidade, é isso que nos resta pra preservar essa tradição. Vamos fazer um verdadeiro Rodeio Crioulo pro pessoal do Brasil, ver que somos unidos e organizados com a nossa tradição gaucha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário